.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Tudo sobre os coelhos anõ...

.arquivos

. Abril 2009

blogs SAPO

.subscrever feeds

Sábado, 18 de Abril de 2009

Tudo sobre os coelhos anões

 

 

 

 

 

Alimentação

 

Os coelhos comem um número muito variado de alimentos, e têm tendência a roer quase tudo o que encontram.
Todavia, para que o seu coelho se mantenha com saúde, é conveniente ter em atenção a sua alimentação.

A dieta dos coelhos passará por alimentos ricos em fibra tais como os englobados nas rações para coelhos, por feno, por vegetais ou fruta, e por água.
A ração, os vegetais e a fruta providenciarão ao seu animal de estimação as vitaminas de que este necessita. O feno não só regularizará a actividade intestinal, como lhe facilitará o trabalho de limpar a gaiola e evitará maus cheiros.

Tanto o feno como a ração são alimentos encontrados facilmente em lojas de animais ou nos hipermercados.
Não se esqueça de manter sempre água fresca ao alcance do seu coelho.

Tenha ainda em atenção que o tipo e quantidade de cada um destes alimentos que deve dar ao seu coelho depende da idade do mesmo. Até às 3 semanas de idade o seu coelhinho só se alimentará do leite da mãe, a partir das 3 semanas para além do leite materno, ele começará a comer gradualmente feno, ração, e alguns vegetais ou fruta.

 

 

Gaiola

 

E em relação à gaiola?
Mesmo que não pretenda manter o seu animal de estimação restrito ao espaço de uma gaiola, é conveniente ter uma para quando o tenha que transportar, ou para algumas situações especiais, tais como quando tem visitas, ou até mesmo quando o pretende manter quieto enquanto limpa o seu restante espaço.

Poderá adquirir facilmente uma gaiola para coelhos numa loja de animais ou numa grande superfície. Quanto maior for a gaiola, mais conforto terá o seu coelho, e no caso de o pretender manter na gaiola, é conveniente que a mesma tenha 4 vezes o tamanho do coelho. De qualquer modo, se for este o caso não se esqueça de soltar o seu coelho com alguma regularidade para que ele possa fazer exercício.

Se gosta de bricolage e pretende construir a gaiola, lembre-se que a mesma tem de ser feita com materiais que os coelhos não possam roer, tal como o metal ou um plástico resistente.

Uma vez que os coelhos são animais muito asseados, mesmo quando estão colocados num espaço amplo tendem a fazer as suas necessidades no mesmo lugar. Assim, se mantiver o tabuleiro da gaiola no espaço reservado aos coelhos, eles tenderão a fazer as suas necessidades dentro deste, facilitando-lhe a operação de limpeza.

Deve encher o tabuleiro da gaiola com areia (pode fazê-lo com a areia para os gatos, preferencialmente a não perfumada). Um truque para evitar que o seu coelho deite areia para fora, é colocar um bocado de rede de metal do tamanho do fundo do tabuleiro, por baixo da areia.

A areia deve ser trocada com alguma regularidade, e sempre que já não esteja com capacidade de absorção. Uma vez por semana é também conveniente lavar o tabuleiro da gaiola.

 

Saúde

 

Para manter o seu coelho saudável, existem pequenas situações que deve ter em atenção.

Escolha uma alimentação adequada, tendo por base o feno para evitar diarreias.

Não exponha o seu animal ao frio ou calor excessivos, já que os coelhos são muito sensiveís a variações de temperatura.

Tenha em especial atenção a pequenos perigos que podem estar ao alcance do coelho na sua casa, tais como fios eléctricos ou plantas que podem ser tóxicas para ele.

Escove o coelho em especial nas alturas de mudança de pêlo para evitar que se formem bolas de pêlo do estômago.

Mantenha o espaço do seu coelho limpo e troque a areia da gaiola sempre que a mesma já não tenha capacidades de absorção. Isto evitará infecções, já que manterá as moscas longe e evitará  a infecção de um possível corte ou ferida que o seu coelho tenha e que não seja visível.

Estes, entre outros cuidados, permitirão ao seu coelho viver com saúde por mais tempo.

 

 

 

 

Ninhada

 

Quantos coelhinhos nascem de cada vez?
As ninhadas dos coelhos vão normalmente dos 4 aos 8 coelhinhos.

Que cuidados especiais devo ter com os recém-nascidos?
Normalmente a coelha sabe cuidar dos filhotes, alimentando-os, protegendo-os, e aos poucos ensinando-lhes o que eles necessitarão de saber.

Todavia, em casos de gravidez precoce, ou em situações que provoquem stress na mãe, tais como muito ruído nas redondezas do ninho, a coelha pode abandonar os filhotes e não os alimentar. Neste caso eles terão que ser alimentados por si.

Tenha contudo em atenção que os coelhos, ao contrário dos cães e dos gatos, não ficam com a sua ninhada durante o dia. Isto não significa abandono dos filhotes, apenas uma tentativa de manter o ninho escondido de olhares indiscretos, e de possíveis predadores, tal como acontece na vida selvagem. Também não  verá a mãe coelha a alimentar a sua ninhada, já que ela o faz durante a noite, e quando não está ninguém por perto.

Durante o período de aleitamento deve dar atenção especial à mãe coelha. Uma vez que esta estará a amamentar, necessitará de mais alimento e de muita água. Não se esqueça de aumentar a quantidade de ração que  adiciona ao feno.

Também é conveniente manter o coelho macho adulto longe da ninhada.

Até que idade é que os coelhinhos devem ficar com a mãe?
Os coelhinhos não devem ser afastados da mãe  antes de terem atingido 1 mês. Esta será uma fase em que eles estarão em crescimento e portanto vulneráveis e indefesos. Será  também uma fase em que estarão a aprender com a mãe tudo o que lhes será necessário no futuro.

 

 

 

 

Brinquedos

 

Que brinquedos posso dar ao meu coelho?
Os brinquedos são importantes para os coelhos pois permitem-lhes não só fazer exercício físico, como também estimulá-los mentalmente e ainda evitar que os mesmos se dediquem a roer os objectos da sua casa.

Os coelhos são animais muito curiosos que roem os objectos  como forma de conhecerem o meio que os rodeia. Cada novo objecto apresentará um novo cheiro, uma nova textura, um novo sabor.

Assim sendo, permita ao seu coelho disfrutar destas novas experiências através de brinquedos. Pedaços de madeira não tratada, uma toalha de mãos velha, brinquedos para gatos ou para bebés em plástico duro serão óptimos para manter o seu coelho entretido a roer por muito tempo.

Os coelhos são também animais muito activos que adoram escavar e passar entre túneis. Crie por isso um túnel para o seu coelho com um caixote de cartão aberto de ambos os lados. Coloque no seu espaço um cesto cheio de jornais e revistas antigos e poderá apreciar as escavações que ele aí fará. Os tubos de cartão dos rolos de papel de cozinha ou higiénico dão também excelentes brinquedos.

Se o seu coelho permanecer muito tempo dentro da gaiola, não se esqueça de lhe providenciar algum entretenimento, tal como um pedaço de madeira não tratada.

 

publicado por Natação às 16:44
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Diana a 1 de Março de 2011 às 20:42
Ola eu tenho c coelhos cabeça d leao um macho e uma femea axo que a minha femea ta gravida mas nao tenho a certeza kmo faço para saber?obrigado

Comentar post